Drs. protect

Como funcionam e quais são os tipos de franquias? [Guia completo]

Quer empreender de forma mais segura e com um negócio que já foi testado no mercado? Então, você precisa entender como funcionam as franquias!

Esse sistema representa um modelo de empreendedorismo que proporciona a independência de ter o próprio negócio com o suporte de uma empresa consolidada no mercado.

Mas, assim como outros empreendimentos, esse também requer trabalho duro.

Neste guia que preparamos, você vai aprender as vantagens e desvantagens de uma franquia, como elas funcionam e os tipos de franquias que existem.

Boa leitura!

O que é uma franquia?

Franquia é um sistema de negócio que consiste na concessão de uso de marca feita pelo dono, conhecido como franqueador, para uma terceira pessoa, que é o franqueado.

É como se fosse um tipo de filial, sabe? Ou seja, existe o negócio em um determinado lugar e a franquia é uma unidade dele em outro local. 

Por exemplo, vamos pensar em uma marca de fast food. Digamos que eu queira levar esse tipo de estabelecimento para a minha cidade, então eu posso investir em uma franquia dessa marca e abrir uma unidade no meu bairro. 

Melhor ainda: com as mesmas ofertas, a mesma qualidade, a mesma tecnologia no PDV, o mesmo padrão visual e outros elementos que ajudam a reconhecer uma determinada marca e sua forma de operar.

Esse é um exemplo de como funciona uma franquia de alimentos, mas falaremos melhor disso a seguir.

Como funcionam as franquias?

Se você quer saber como funcionam franquias, vale a pena entender que não existe vínculo empregatício entre o franqueador e o franqueado, independentemente dos tipos de franquias.

Na realidade, o franqueado assina um Contrato de Franquia. Hmm, o que é isso?

Basicamente, o documento descreve as obrigações das partes e a concessão de direitos de uso da marca do franqueador para comercialização de produtos e serviços pelo(a) franqueado(a).

Para adentrar à rede de franquias, o franqueado efetua o pagamento da Taxa de Franquia, que dá a ele(a) a permissão de utilizar praticamente tudo da marca do franqueador.

Além do uso da marca, da padronização do modelo operacional e da oferta de produtos, para que esse modelo de negócio possa realmente ser chamado de Franquia, tem um ponto fundamental: a constante divisão de conhecimento e o apoio técnico, comercial e operacional do franqueador para seus franqueados.

Sem esses dois pontos citados, uma franquia não tem como subsistir e nem razão de existir!

Agora, para que o franqueador consiga oferecer constantemente esse suporte para todos os seus franqueados, ele precisa ter alguma fonte de receita, certo?

Essa fonte de receita são os Royalties, uma quantia em regra mensal a ser paga pelos franqueados ao franqueador para que ele ofereça uma estrutura organizacional, pessoas, processos, tecnologia e metodologia suficientes para auxiliar toda a sua rede de franqueados.

Quais são as vantagens de investir em uma franquia

Tão importante quanto entender como funciona uma franquia é conhecer os prós e contras desse modelo de negócio. 

Assim, dá para analisar melhor se vale a pena abrir uma franquia para o seu contexto e seus interesses, por exemplo.

Para te ajudar neste ponto, separamos as vantagens e desvantagens de uma franquia:

Vantagens

O empreendedorismo via uma rede de franquias oferece vantagens, como:

Como funcionam e quais os tipos de franquias? [Guia completo]Desvantagens

Por outro lado, assim como qualquer outro negócio, investir em uma rede de franquias também traz alguns desafios, como:

Quer uma dica para diminuir as chances de falhas no sistema? Realize um Test Drive de franquia antes de investir em uma. 

Afinal, o Test Drive funciona como um período de imersão para o potencial franqueado conhecer melhor a franquia e fazer uma avaliação com base na realidade do negócio, o que tende a diminuir radicalmente o risco de erro na escolha da marca.

Quais são os modelos de franquias existentes?

Há vários tipos de franquias existentes que contemplam os mais variados ramos de negócios. É importante conhecer os principais tipos de franquias para identificar as oportunidades existentes e ver qual modelo mais se alinha com os seus interesses.

Confira os modelos mais comuns de franquias:

Franquia Unitária

A Franquia Unitária consiste no direito que o franqueado recebe de abrir uma unidade exclusiva em um determinado local, como um quiosque em um centro comercial.

Vale ressaltar que o franqueador também pode abrir outra unidade da sua franquia na mesma cidade, se for financeiramente viável e de acordo com as estratégias de crescimento da marca.

Microfranquias

As microfranquias são conhecidas por terem um investimento inicial e um custo operacional mais acessíveis do que uma franquia “tradicional”.  

Só para termos ideia, de acordo com a definição da Associação Brasileira de Franchising (ABF), uma rede é considerada como microfranquia se os investimentos exigidos para abrir uma unidade forem de até três vezes o PIB per capita, o que, em 2022, equivalia a R$ 105 mil (cento e cinco mil reais).

Além disso, a operação de uma microfranquia tende a ser mais simples, o próprio franqueado costuma realizar boa parte (senão todas) das atividades diárias e na maior parte das vezes não exigem um ponto comercial para trabalhar, ou seja, o microfranqueado trabalha em regime de home office ou em um cowork.

Como consequência, o próprio retorno do investimento em uma microfranquia tende a ser mais acelerado do que o de uma franquia “tradicional”.

Por isso, as microfranquias são vistas como uma boa porta de entrada para empreendedores que estão no começo da trajetória empresarial.

Master Franquia

A Master Franquia diz respeito ao sistema no qual o franqueado recebe direitos exclusivos para gerenciar um conjunto de unidades franqueadas em uma região específica do país.

Isso significa que ele passa a ser responsável por todos os franqueados da marca dentro da área geográfica estabelecida e atua diretamente nos processos operacionais das unidades.

Franquia de desenvolvimento de área (DA)

Assim como a Master Franquia, a de desenvolvimento de área (DA) também trabalha com a expansão da marca em uma região específica. Porém, o foco deste modelo está no desenvolvimento da rede no local escolhido.

Para isso, o franqueado de desenvolvimento de área pode recrutar e dar suporte a outros franqueados, sem precisar estar envolvido na operação das unidades, entende?

No caso, ele se concentra no desenvolvimento da rede, ao invés de ter uma atuação direta nos processos operacionais das franquias abertas.

Ufa! Esses são os principais tipos de franquias, mas vale ressaltar que existem subcategorias dentro de todas essas que mencionamos.

De qualquer forma, deu para ver que franquia é um empreendimento que vale a pena, certo?

Mas aqui vai uma dica de ouro: antes de investir em qualquer franquia, verifique se a empresa é de confiança e se está bem estruturada no mercado.

Se você procura empreender com segurança, uma das melhores opções para negócio é a Drs. protect!

Somos uma empresa que tem como objetivo oferecer soluções criativas para problemas latentes de pessoas empreendedoras, com foco em melhorar a saúde financeira dos seus negócios e das suas famílias.

Para isso, contamos com uma enorme variedade de produtos e serviços, como seguros de todos os ramos, ferramentas financeiras, benefícios e soluções em meios de pagamento, o que atende boa parte das necessidades dos pequenos e médios empresários.

Conheça as soluções da Drs. protect e seja um franqueado!

Conclusão

Conseguiu entender como funcionam as franquias? 

Não tem mistério. O sistema consiste no processo de abrir novas unidades do mesmo negócio para o franqueador gerenciar ou passar essa responsabilidade a um terceiro, que é o franqueado.

São vários os tipos de franquias existentes para você escolher, mas lembre-se de contar com negócios estabelecidos e que oferecem o suporte necessário, como é o caso da Drs. protect!

Se quiser aprender mais sobre o assunto, leia também sobre a franquia de corretora de seguros!

Sair da versão mobile