- Pílulas de Conhecimento – Planos de Saúde, Parte 01
- Conclusão: diferenças entre Plano de Saúde e Seguro Saúde?
Pílula de Conhecimento – Planos de Saúde, Parte 01
Afinal, existe diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde? Começaremos essa série de Pílulas do Conhecimento sobre Saúde justamente por este ponto!
Se você ainda não sabe se existe ou não, essa Pílula de Conhecimento é para você.
Se preferir, eis o link do vídeo no nosso Canal do Youtube:
O que é um plano de saúde e seguro saúde?
Muitos dizem que a diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde se dá pela forma como cada um deles opera.
Uma tese baseada na origem desses 2 produtos!
Segundo essa tese:
Um Plano de Saúde só permitiria que seus clientes fossem atendidos na rede própria da Operadora de Saúde ou a ela conveniada (hospitais, clínicas, redes de laboratório e médicos), limitando, assim, a sua escolha.
Já um Seguro Saúde daria uma liberdade maior a seus clientes que poderiam optar pelo atendimento em qualquer estabelecimento ou profissional da Saúde e, depois, receberia o reembolso das despesas da Seguradora de Saúde!
Agora, na prática e olhando para a realidade, diga uma coisa: você conhece um Seguro Saúde que tenha essas características?
Sabe por que é difícil de dar um exemplo de um Seguro Saúde “puro”?
A resposta é simples, porque hoje em dia não existem mais essas diferenças entre Plano de Saúde ou Seguro Saúde.
Então tanto faz você dizer que quer contratar um ou o outro.
Leia também: Como Fazer A Portabilidade De Um Plano De Saúde Para Outro Sem Carência.
Como funciona o plano de saúde e seguro saúde na prática?
Quer um exemplo com base na realidade?
O Grupo Notre Dame Intermédica ou GNDI é uma das maiores Operadoras de Saúde do Brasil e seu Plano de Saúde de entrada, o Smart 150, oferece uma rede limitadíssima de atendimento voltada para clientes da região do ABC, na grande São Paulo.
São apenas 6 Laboratórios e 1 Hospital próprio, mas que podem bem atender ao público desta região específica e que querem pagar um preço bem enxuto.
Este seria um exemplo típico de um Plano de Saúde, certo?
Pois bem, já o plano top da mesma GNDI, o Infinity, oferece uma rede de 119 Laboratórios e 242 Hospitais, inclusive o Sírio Libanês e o Albert Einstein.
Este é um plano voltado para um cliente da Grande SP que pode pagar bastante mais por um Plano de Saúde e que quer ir ao seu médico de preferência que não é credenciado à GNDI, pagar pela consulta e ter um reembolso de R$ 400.
Tá vendo como este plano da GNDI parece bastante com um Seguro Saúde?
Existe diferença entre plano de saúde e seguro saúde?
Entenda que, hoje em dia, tanto um Plano de Saúde quanto um Seguro Saúde acaba tendo a opção do reembolso de despesas quando o cliente escolhe um profissional da sua confiança.
Além disso, também pode oferecer atendimento a clientes em toda uma rede credenciada da Operadora ou da Seguradora de Saúde .
Tudo depende do tamanho da Rede de Atendimento que o cliente quer.
Agora, a real diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde acaba se dando, justamente, na forma de atuação destes 2 “tipos” de empresas que vendem planos e seguros como esses.
As Seguradoras como:
- Sulamérica
- Porto Seguro Saúde
- Bradesco
NÃO investem na formação de uma Rede própria de Atendimento a seus clientes e “apenas” fazem parcerias com Redes de terceiros.
Já as Operadoras de Saúde como:
- Amil
- Hapvida
- Vitallis
- GNDI
São empresas que investem na criação de Redes próprias de Atendimento, além de fazerem parcerias com Redes de terceiros.
Ou seja, a única diferença entre Plano de Saúde ou Seguro Saúde é de quem provê o serviço, que pode ser a Operadora ou Seguradora de saúde.
Leia mais: Plano de saúde mais barato: 5 dicas para contratar um
E por que as Operadoras de Saúde atuam desta forma?
A tendência é que as Operadoras de Saúde invistam em redes próprias para incluir cada vez mais uma estrutura de laboratórios, hospitais e serviços médicos dentro do que é oferecido.
Isso vem acontecendo por alguns motivos.
Mas um deles é que, por serem proprietárias de parte da Rede de atendimento oferecida a clientes, elas conseguem ter custos menores.
Desse jeito, as Operadoras de Saúde aumentam as redes de conveniados, de mais serviços ofertados, e conseguem cobrar menos pelos planos de saúde.
Conclusão
Para ser bem sincero, no fim do dia o cliente acaba nem sabendo se o que ele contratou é um Plano de Saúde ou Seguro Saúde, nem se a empresa que o atenderá é uma Operadora de Saúde ou uma Seguradora de Saúde.
Isso porque hoje em dia os dois oferecem reembolsos e são praticamente a mesma coisa, com a única diferença no detalhe de quem provê o serviço.
Pronto, agora que você já sabe que hoje em dia não existem reais diferenças entre Planos de Saúde e Seguros Saúde, compartilhe este conteúdo e prepare-se para a próxima Pílula de Conhecimento sobre Planos de Saúde.
Até a próxima!
Abraços
E caso tenha gostado desse conteúdo, confira tudo que você precisa saber sobre plano de saúde empresarial.