Dentro da ampla gama de benefícios que sua empresa pode oferecer aos colaboradores, o seguro de vida empresarial é uma das mais positivas, pois resguarda o futuro do colaborador e seus familiares.
Por óbvio que ninguém quer passar por um momento de dificuldade tão grave, mas não se pode negligenciar essa questão e deixá-la ao acaso e, para isso, ter uma boa proteção é fundamental.
E para você, empresário, disponibilizar esse benefício aos seus funcionários, traz muitas vantagens para o seu negócio, ajuda a cumprir uma obrigatoriedade recorrente em muitas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), e, tão importante quanto, proporciona tranquilidade para o colaborador, que trabalha sabendo que seus entes queridos estarão resguardados.
Vem com a gente entender mais sobre como um seguro de vida para funcionários pode beneficiar sua empresa e agradar seus colaboradores.
Boa leitura.
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O que é o seguro de vida para funcionários?
O seguro de vida para funcionários é um benefício que a empresa oferece à sua equipe e arca com parte ou totalmente dos custos envolvidos, muitas vezes como forma de cumprir uma obrigatoriedade presente em muitas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT).
As coberturas de um seguro de vida empresarial são bastante parecidas com as de um seguro de vida individual e são livremente escolhidas pela empresa contratante, a depender do tamanho da proteção a ser oferecida aos colaboradores e seus familiares.
Oferecer esse seguro como um benefício na sua empresa, valoriza o capital humano da companhia, pois o colaborador pode desempenhar seu papel na empresa com muito mais tranquilidade sabendo que sua família será indenizada no caso de sua ausência, incapacitação temporária ou definitiva, além de outras proteções ou serviços de assistência 24h que podem ser oferecidas.
E a oferta desse benefício não vale a pena somente para atividades profissionais de risco, não, até porque todos estamos sujeitos a sofrer um acidente.
Ah, e hoje em dia, muitos profissionais têm um planejamento de vida amplo e consideram os benefícios oferecidos na hora de escolher a empresa em que vão trabalhar.
Leia mais: Seguro De Vida: O Que Saber Antes De Contratar Um
É obrigatório seguro de vida aos funcionários?
Segundo a legislação trabalhista brasileira, não há nada que obrigue as empresas a oferecerem esse tipo de benefício aos seus colaboradores, sendo assim uma opção que fica a cargo única e exclusivamente do empregador.
Contudo, nas Convenções Coletivas de Trabalho de muitas categorias profissionais há a exigência da oferta do seguro de vida para funcionários, especialmente para atividades que trazem algum risco de vida para o trabalhador.
Vigias noturnos, seguranças, operários da construção civil, motofretistas e muitas outras atividades profissionais que realmente envolvem alta periculosidade no desempenho da função, demandam um seguro de vida, pois estatisticamente são profissionais mais suscetíveis a acidentes e fatalidades.
Leia também: Seguro de vida estagiário: o que é e como funciona.
Como funciona um seguro de vida para funcionários?
Há várias seguradoras e desenhos de produtos e coberturas para atender às várias necessidades das empresas brasileiras, então, antes de pensar qual seguro de vida contratar, analise todo o pacote que lhe apresentarem, tanto em questão de custos quanto de coberturas, para realmente oferecer algo valioso aos seus colaboradores.
Em muitos casos, a empresa opta por contratar um seguro de vida para funcionários que possui várias coberturas, porém, por não se atentar aos detalhes da apólice, acaba por contratar algo que, quando precisa ser acionado, gera um transtorno imenso para os familiares e, consequentemente, para a empresa também.
A simples não inclusão da cobertura de funeral na apólice é um baita exemplo desses, pois parte relevante dos brasileiros não tem guardado no banco o valor de R$ 3,5 mil para providenciar um enterro digno a um familiar que partiu inesperadamente.
E se algo desse tipo acontecer com um familiar de um colaborador da sua empresa, você não se negará a ajudá-lo nesse triste momento, não é? Pois é, aí será caixa da sua empresa a ter que fazer frente a uma despesa desse tamanho para ajudar aquele colaborador que trabalha contigo há 10 anos…
Assim, é importante conhecer as principais coberturas oferecidas pelas seguradoras, pois assim é possível ter uma visão mais ampla dos cenários.
A cobertura básica de um seguro de vida em toda seguradora é a que indeniza os beneficiários pela morte do segurado por causa natural ou acidental.
E as outras 3 coberturas adicionais mais presentes na maior parte dos seguros de vida do mercado são:
- Morte Acidental
- Invalidez permanente total ou parcial por acidente
- Invalidez funcional permanente total por doença
Além dessas coberturas adicionais, é possível acrescentar outras como as de diagnóstico de doenças graves, despesas médicas e hospitalares, diária por incapacidade temporária, funeral, auxílio creche, adaptação de casa e/ou veículo, assistência psicológica e nutricional, entre outras, o que deixa o seguro bem mais completo e atrativo para o beneficiário.
Justamente pensando nisso é que sua empresa precisa analisar bem as opções de cobertura considerando as necessidades dos seus colaboradores, porque ter um seguro de vida para funcionários apenas para dizer que tem, não é exatamente um benefício válido.
Foque no bem estar do profissional que trabalha para você, pois isso é o que retém e atrai talentos para a sua empresa crescer.
Leia mais: Como calcular o valor do seu seguro de vida? Planejando o futuro com precisão
Por que oferecer seguro de vida para funcionários?
Pegando o gancho do que falamos acima, o melhor motivo para oferecer um seguro de vida para funcionários é, justamente, a busca por melhorar a retenção e a atração de novos talentos para a sua empresa.
Cada vez mais as pessoas têm se preocupado com o bem estar da sua família, ainda mais quando o colaborador da empresa é o provedor maior da casa, então, ter um resguardo em caso de qualquer contratempo grave é algo que tem muito peso nas decisões profissionais.
Portanto, quando você oferece um seguro de vida para funcionários que seja completo, você valoriza o profissional e garante que ele possa desempenhar o seu papel com muito mais tranquilidade.
Um último ponto: como esse benefício pode ser lançado contabilmente como uma despesa operacional, é possível deduzi-lo da base tributária para fins de IR, o que é uma forma de otimizar seus custos enquanto provê bem estar ao quadro de colaboradores da sua empresa.
Por óbvio, tal benefício fiscal só será possível se a sua empresa for optante pelo regime fiscal do Lucro Real, ok?
Leia mais: Retenção de talentos nas empresas: importância e vantagens para o seu negócio
Como oferecer seguro de vida para funcionários ?
A variedade de ofertas de seguros de vida para funcionários é grande e, como você viu, algumas podem não atender as necessidades básicas da sua equipe ou das exigências da CCT.
O ideal é que você conheça as melhores opções do mercado e, nesse cenário, a Drs. protect, com especialistas na saúde financeira das pessoas empreendedoras, é a opção ideal para encontrar seguradoras sérias e comprometidas em entregar uma solução que realmente atenda o contexto da sua empresa.
Conclusão
Dentre os vários benefícios que sua empresa pode oferecer, vale a pena considerar o seguro de vida entre as alternativas, pois ele é uma forma eficiente de valorizar seus talentos e proteger seus familiares num momento delicado.
Faça isso de uma forma que seja vantajosa para o seu negócio e que seja percebido como valioso pelo colaborador, então conte com a Drs. protect para te auxiliar nesse processo de escolha.