Assim como nós temos nossas personalidades e peculiaridades, nossos lares também têm.
Então, quando falamos sobre o que é o seguro Residencial, temos que frisar que ele pode ser feito do jeitinho do seu cantinho, pois existem coberturas para todos os bolsos e gostos disponíveis no mercado atualmente.
E exatamente por isso falaremos hoje das coberturas principais e também daquelas mais específicas, que algumas seguradoras inclusive chamam de Premium, voltadas para residências de alto padrão.
Ficou curioso?
Então essa Pílula de Conhecimento é pra você!
Se você preferir ver o mesmo conteúdo em vídeo, segue o link do nosso Canal do Youtube:
O que é seguro residencial?
O seguro Residencial foi feito especificamente para proporcionar proteção aos imóveis em que moramos, seja uma casa própria ou alugada.
São várias as modalidades de cobertura, desde aquelas que protegem apenas a estrutura física do imóvel, quanto aquelas direcionadas ao seu conteúdo, isto é, os itens que estão lá dentro, oferecendo uma proteção mais completa para móveis, eletrônicos e itens de alto valor na casa.
Justamente por essas particularidades é que o Residencial é um seguro chamado de multirrisco ou compreensivo.
Mas o que isso quer dizer?
Quer dizer que o seguro Residencial conjuga vários ramos ou modalidades de seguros em uma mesma apólice, e não apenas coberturas voltadas à proteção contra possíveis prejuízos ao imóvel.
Por exemplo, o que a cobertura contra roubo de bens do proprietário do imóvel tem a ver com essa ótica da proteção patrimonial do imóvel?
Nada, certo? Mas essa é uma das coberturas adicionais de um seguro residencial.
E a cobertura de Responsabilidade Civil Familiar, também nada a ver com a proteção do imóvel do segurado, não é? Mas ela tb faz parte de um bom seguro Residencial.
Ficou compreensível, não?
Para que serve o seguro Residencial?
Em tese ele serve para proteger tudo que está dentro do imóvel que você vive, desde o telhado da casa até os eletrodomésticos da cozinha.
É claro que na prática isso não se manifesta exatamente assim, principalmente nos pacotes de cobertura mais básicos.
Quanto mais coberturas você inserir na contratação da sua apólice, mais completo será o seu seguro Residencial, o que vai significar também um aumento no preço.
A boa notícia é que, em geral, a relação de custo x benefício oferecida pela maioria das seguradoras é bastante interessante, o que faz com que esse tipo de seguro tenha uma alta demanda.
Mais à frente, vamos abordar algumas proteções para itens de luxo, e nesse caso os valores podem ser um pouco mais altos, porém vale a pena conhecer.
O que está incluso no seguro Residencial?
Começando pela cobertura básica do seguro Residencial, podemos citar as seguintes:
- Incêndio de qualquer natureza
- Queda de raio dentro da área do local segurado
- Explosão, independente da origem
Essas são os itens “standard” da maioria das apólices das principais seguradoras do mercado, porém algumas apólices, como as da Porto Seguro, aumentam um pouco essa proteção básica incluindo, por exemplo, a cobertura contra prejuízos oriundos de Queda de aeronaves e Fumaça.
A partir dessa base você tem a possibilidade de ir adicionando as coberturas adicionais, de acordo com as necessidades da sua casa e dos bens que você possui.
Dentro dessas adicionais, na sequência vamos trazer aquelas que são as chamadas “coberturas premium”.
Leia mais: Seguro imobiliária: Qual a importância e o que ele oferece
Quais as coberturas voltadas a residências premium?
Esse tipo de seguro residencial é chamado de premium porque foi pensado para cobrir as especificidades de proprietários de casas de alto padrão.
Afinal, geralmente essas residências consideradas de alto padrão possuem bens específicos e de alto valor que precisam ser levados em conta na apólice.
Confira algumas dessas coberturas premium:
Jóias e relógios
Você sabia que se sua casa pegar fogo e acabar com um colar, você não terá cobertura em um seguro Residencial tradicional?
A única coisa a fazer é sentar e lamentar essa grande perda de um item valioso.
Mas, se você tiver contratado a cobertura adicional de Jóias e Relógios no seu seguro Residencial, pelo menos a parte material vai resolver, desde que essa jóia esteja descrita na apólice, com um valor estipulado por você mesmo.
Obras de arte
Se ainda devido a esse incêndio que estragou a jóia, a fumaça estragar a pintura de um lindo quadro que você comprou do Romero Britto, famoso artista brasileiro, a cobertura normal do seu seguro Residencial também não vai cobrir.
A não ser, é claro, que você tenha contratado a cobertura adicional de Obras e Objetos de Arte!
Mas sabe aquele papiro egípcio que você comprou na loja de antiguidade?
Bom, essa obra de arte não terá cobertura, afinal antiguidades e artefatos arqueológicos são dois exemplos de risco excluído desta cobertura.
Subtração de bicicleta
Vamos combinar que hoje existem bikes incríveis de fibra de carbono e outros materiais levíssimos que têm o preço quase que de um automóvel popular.
E se algum bandido quebrar a janela da sua casa e roubar a sua bike, como fazer?
Bom, para proteger este item precioso é preciso ter a cobertura adicional de Subtração de Bicicleta.
Sua bike vai precisar estar especificada na apólice, com a descrição do modelo, número de série, valor, tudo certinho!
Aqui nessa cobertura tem uma exclusão interessante, que você não vai gostar nada, nada se morar em prédio: se a bike estiver no estacionamento comum, mesmo que na sua vaga de garagem, o risco está excluído!
Não cobre, adeus bike mesmo!
Então, fique de olho naquilo que você está contratando, ok?
Placa solar
Vamos falar agora de uma cobertura cada vez mais comum!
Com o valor crescente da energia elétrica, muitos estão optando pela energia solar, certo?
Mas, e se algo acontecer àquelas caríssimas placas??
Por exemplo, se um vendaval arrancar parte dos cabos??
Ou uma chuva de granizo destruir os inversores?
Ou, o que tem sido comum ultimamente, uma tempestade de areia danificar os controladores de cargas ou as baterias?
Seu prejuízo não será nada pequeno.
E não são eventos tão difíceis assim de acontecer, concorda?
Na maioria das seguradoras, só a contratação de coberturas que oferecem proteção a estes tipos de eventos climáticos, como a cobertura de Vendaval, NÃO VAI cobrir os prejuízos às placas solares.
Para este tipo de proteção específica, faz-se necessário contratar a cobertura adicional de Placa Solar, que vai garantir uma indenização aos danos causados a todo o sistema fotovoltaico decorrente de incêndio, danos elétricos, vendaval, quebra de vidros, granizo, desmoronamento, entre outros eventos.
Hole in One
Por fim, falaremos de uma cobertura adicional um tanto quanto diferente.
Deixamos de propósito para o final.
Ela é tão, tão, tão diferente, que nem mesmo parece seguro.
É a cobertura de Hole in One.
Se você joga golfe ou já viu alguém jogar, sabe que esse é o nome da raríssima jogada em que o golfista acerta a bola no buraco com apenas uma tacada.
Ok, mas essa cobertura cobre exatamente o que, o que sua casa tem a ver com isso?
Essa diferente, específica e peculiar cobertura, vai garantir ao segurado o reembolso das despesas com comemorações tradicionais de Hole In One na sede do clube onde ocorre o campeonato.
É champanhe e cerveja para toda a galera sendo paga pelo seu seguro residencial.
Mas atenção: se a tacada certeira for realizada em um treino ou em um jogo comum do seu fim de semana, não conta!
Bem diferente, né?
Por que contratar o seguro Residencial da Drs. protect?
Peculiaridades do hole in one à parte, o seguro Residencial é muito importante para que você possa cuidar do seu imóvel, e como as coberturas são amplas, é preciso escolher opções certeiras para o seu orçamento.
Essa é justamente nossa forma de trabalhar, considerando as suas necessidades e o seu orçamento para encontrar opções que lhe atendam com exatidão.
Fazemos isso com nossa experiência ampla no ramo de seguro e nossas parcerias com as melhores seguradoras do país para encontrar a apólice ideal para sua realidade.
Clique aqui e saiba mais sobre nossas soluções em seguro residencial.
Conclusão
Como você pôde observar, realmente existem no seguro residencial coberturas adicionais para todos os gostos e bolsos, de acordo com a necessidade ou apenas de acordo com a vontade de cada um.
Como já dissemos aqui também, cada seguradora pode dar a essas coberturas um nome um pouco diferente, oferecer extensões das coberturas distintas e, especialmente, exclusões diferentes!
Por isso, antes de contratar seu seguro Residencial, leia e estude as condições gerais de cada produto.
Aposte na credibilidade da Drs. protect e fale com um de nossos profissionais para que possamos te ajudar a encontrar o seguro residencial ideal.