Drs. protect

Seguro agrícola de lavoura: como funciona e como acionar

agricultores cultivando na lavoura protegidos com o seguro agrícola de lavoura

O produtor rural investe muito do que tem na própria lavoura para futuras colheitas e é exatamente por isso que vem a importância de saber o que é o seguro agrícola de lavoura e como ele funciona. 

Em 2022, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fez um levantamento que mostrou que mais de 81 mil produtores rurais tiveram as lavouras afetadas pela seca. 

Muitos desses produtores comunicaram as perdas e acionaram algum seguro agrícola para minimizarem seus prejuízos. 

E aqui entra a relevância de saber o que é o seguro agrícola de lavoura e como funciona, porque é uma forma do produtor rural se proteger.

Então, hoje separamos esse conteúdo para falar tudo que você precisa saber sobre seguro agrícola de lavoura, como fazer a melhor escolha para o seu contexto e proteger a sua plantação, bem como tudo que ela abrange.

Boa leitura! 

O que é o seguro agrícola de lavoura?

O seguro agrícola de lavoura é uma solução focada em proteger o produtor rural e a sua produção contra perdas causadas por fenômenos climáticos e adversidades. 

A função desse seguro é preservar as finanças do produtor ao minimizar os prejuízos oriundos de queda relevante na produtividade de uma determinada colheita por conta de fatores climáticos adversos, funcionando assim como uma forma de proteção da produtividade agrícola. 

Um aspecto super importante do seguro agrícola é que parte do seu prêmio (ou preço) é subsidiado pelo Governo Federal, através do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A partir do presente ano, 2023, o percentual de subvenção do PSR ao prêmio do seguro agrícola será fixo em 40% para todas as culturas/atividades, exceto para a soja, cujo percentual permanece fixo em 20%.

A única exceção a essa regra é que para as contratações de seguro rural nos municípios localizados nas Regiões Norte e Nordeste, o percentual de subvenção ao prêmio será de 30% para a soja e 45% para as demais atividades.

Ah, e outro dado importante é que o limite financeiro individual (por agricultor) do subsídio feito através do PSR será de R$ 60 mil (sessenta mil reais) por grupo de atividades, limitado ao total de R$ 120 mil (cento e vinte mil reais) a cada ano civil.

Leia mais: Seguro rural: 8 exemplos e dicas

Quais os tipos de seguro agrícola de lavoura?

Os tipos de seguro agrícola de lavoura são separados em modalidades com características e coberturas diferentes. 

Hmm, e quais são essas modalidades?

 

Separamos as 3 principais a seguir: 

1. Custeio

A primeira modalidade é a seguro de custeio, que consiste na indenização do produtor, caso a produtividade da lavoura seja inferior àquela garantida na apólice. 

É uma forma de ter, caso seja preciso, a cobertura do que foi investido na safra para que o produtor não fique sem conseguir pagar o custo da lavoura e, portanto, tenha um buraco financeiro. 

2. Produtividade 

Nessa modalidade, é considerada a produtividade da área com o histórico da produção para estimar um valor na apólice. 

Se a lavoura tiver algum problema e a expectativa da produtividade for ruim, o produtor pode acionar o seguro de produtividade para proteger os custos de produção. 

3. Receita

Na modalidade de seguro de receita, a indenização é determinada com base na estimativa do faturamento do produtor com a produção. 

Ou seja, se o faturamento com a produtividade da lavoura ou até mesmo a variação de preço do produto for menor do que foi combinado na apólice, o produtor pode receber indenização.

Seguro agrícola de lavoura: como funciona?

 

Agora que você já sabe o que é seguro agrícola de lavoura, vamos ver como ele funciona. 

Imagine que um produtor rural tenha investido alto na lavoura e uma geada impacta fortemente a produtividade e, consequentemente, a colheita. 

Nesse caso, ele pode acionar o seguro para ter uma indenização de acordo com o que foi definido no contrato. 

Essa indenização impede que o agricultor tenha um rombo financeiro e não consiga investir para próximos plantios e colheitas. 

E além desses 3 tipos, os seguros agrícolas de lavoura têm também as modalidades para proteger, por exemplo, as culturas de Grãos, de Pomar e de Horta.

Quais as coberturas do seguro agrícola de lavoura?

As coberturas do seguro agrícola de lavoura variam um pouco entre as seguradoras, mas em regra elas são bem parecidas entre si. 

Em regra, a maioria busca oferecer a proteção da propriedade rural de possíveis prejuízos causados por adversidades ou fatores climáticos que afetem a produtividade da lavoura. 

É comum, assim, os seguros agrícola cobrirem seca, geada, ventos excessivos, queda de raio, chuvas fortes, granizo, variações extremas de temperatura, entre outros. 

Mesmo com essa cobertura variada, é bom lembrar que o seguro não cobre áreas irrigadas, por exemplo.

Qual a diferença entre seguro agrícola de lavoura e seguro rural?

As pessoas têm dúvidas sobre como funciona o seguro rural e qual a diferença dele para o seguro agrícola, mas não tem mistério. 

Basicamente, o seguro rural é uma forma genérica de se chamar todos os seguros que podem proteger o produto rural, abrangendo, assim, áreas da pecuária, patrimônio dos agricultores, insumos, vida dos animais, tudo isso além das atividades agrícolas. 

No Brasil, ele foi implementado pela Lei nº 2.168/1954, com a constituição da Companhia Nacional de Seguro Agrícola (CNSA).

E aí, dentro do seguro rural temos as divisões por modalidades e o seguro agrícola de lavoura é uma delas, pois é totalmente focado na agricultura e na proteção do investimento do produtor rural na sua lavoura. 

Quais as vantagens do seguro agrícola de lavoura?

Antes de querer saber quanto custa o seguro agrícola de lavoura, é interessante conhecer as vantagens que ele oferece. 

A principal vantagem é a possibilidade de recuperar o valor investido na lavoura caso ocorram prejuízos na lavoura devido a fenômenos climáticos adversos, como chuvas fortes e em excesso, raios, ventos, entre outros. 

Isso porque a apólice é feita com base em parâmetros fixados antes do plantio da lavoura. Então, se acontecer algo com a lavoura, a indenização será próxima da expectativa de produtividade definida em contrato/apólice. 

Evitar um rombo financeiro causado por algum imprevisto significa estrutura para investir nas próximas produções. 

É como se fosse um seguro de automóvel, que ajuda a proteger financeiramente o dono do carro contra acidentes ou incidentes inesperados. 

Qual o valor do seguro agrícola de lavoura?

Mas, afinal, quanto custa o seguro agrícola de lavoura? 

 A verdade é que o valor vai depender de diversos fatores, como o histórico de prejuízos e riscos na região, tipo do solo e formas de plantio, por exemplo. 

Dessa forma, o valor do seguro agrícola de lavoura pode variar entre 3% a 15% do custo de produção que o produtor rural tiver com a lavoura. 

Ou seja, o custo do seguro varia de acordo com essa porcentagem em cima das despesas do processo produtivo feitas pelo agricultor.

Isso dependendo também da cultura e região do que for coberto pelo seguro. 

Quem pode contratar o seguro agrícola de lavoura?

Vamos direto ao ponto: qualquer produtor rural pode contratar o seguro agrícola para proteger o investimento feito em sua lavoura. 

O recomendado é que o agricultor contrate o seguro antes da fase de plantio para garantir um processo completo e simples. 

Caso seja contratado depois dessa fase, a seguradora deve fazer uma vistoria para definir e assinar a apólice, mas, para sermos sinceros, é bem provável que nenhuma seguradora aceite esse risco. 

Como acionar o seguro agrícola de lavoura?

O produtor rural precisa acionar o seguro quando acontece alguma perda na lavoura decorrente de fenômenos climáticos e adversidades. 

Isso pode ser feito por meio dos telefones de contato que foram informados na contratação do seguro. Além disso, precisa enviar por escrito as informações do que aconteceu para formalização da abertura do sinistro. 

O processo terá continuidade com a seguradora, que deve pedir os documentos necessários para realizar o pagamento da indenização dentro de um prazo máximo de 30 dias a partir da entrega da documentação completa exigida pela seguradora. 

Na Drs. protect, temos as principais seguradoras do país como parceiras, além de uma grande experiência com vários tipos de seguros, inclusive na área agrícola. 

Solicite uma proposta e veja as nossas soluções para proteger o seu agronegócio. 

Conclusão

Agora que você viu o que é seguro agrícola de lavoura e como ele funciona, sabe da importância que ele tem para proteger todo investimento nas lavouras e evitar rombos financeiros. 

Por isso, escolher um seguro agrícola de lavoura que atenda as necessidades de segurança desde o plantio é essencial na política agrícola. 

Conte com os nossos especialistas para te ajudarem a fazer a melhor escolha e solicite uma proposta.

Sair da versão mobile