Drs. protect

Seguro de Transporte Avulso: proteção para transportes de carga esporádicos

ilustração de trabalhadores firmando um seguro de carga avulsa

Às vezes, você ou a sua empresa não têm uma rotina de transportes de mercadorias que justifique a necessidade de um seguro de transporte.

E a gente te entende, pois se apenas uma vez por mês você leva os produtos da sua fábrica para o ponto de vendas, por exemplo, não é tão atrativo financeiramente ter um seguro de transporte mensal na sua planilha de custos.

Mas mesmo nesses transportes esporádicos, é muito arriscado deixar a sua carga simplesmente desprotegida, e aí entra a importante proteção do seguro de transportes avulso.

Aliás, essa proteção pontual serve até mesmo se você está mudando de casa e contrata um autônomo para ajudar a levar seus móveis, roupas e equipamentos para o seu novo cantinho!

Isso mesmo, uma modalidade de seguro que assegura a sua carga durante aquele trajeto e naquele período, porém é um produto que tem algumas particularidades que você precisa conhecer antes de contratar.

Vem com a gente que vamos explicar tudo sobre o assunto para que você entenda as coberturas, os custos envolvidos e as melhores opções de contratação do mercado.

Boa leitura.

O que é o seguro de transporte avulso?

O nome já revela bastante do que é o seguro de transporte avulso, ou seja, uma proteção para quem faz transporte de carga esporadicamente ou até embarques únicos, em alguns casos.

Mesmo nestes contextos, é vital ter um seguro de transporte, pois não sabemos os sustos que podem acontecer no decorrer do trajeto, ou seja, não dá para deixar sua mercadoria descoberta, não é?

O produto é muito parecido com outras modalidades de seguros, mas na prática tem algumas particularidades que nós vamos explorar melhor ao longo desse conteúdo.

Ah, e como já deve ter ficado claro: esse produto só pode ser contratado pelo embarcador, ou seja, a empresa que é dona da mercadoria ou mesmo por uma Pessoa Física que esteja de mudança ou que “apenas” queira levar algum equipamento extremamente caro ou valioso, como uma máquina agrícola de algumas dezenas de milhares de reais, para a fazenda de um amigo ou familiar.

Ou seja, uma transportadora ou empresa de logística, que efetua o transporte de mercadorias de terceiros, não pode contratar esse produto!

Mas pode recomendar ao cliente a sua contratação, não é?

 

Quais os sinistros mais comuns que você evita contratando o seguro de transporte de cargas avulso?

O empresário mais precavido quer se proteger de todas as situações possíveis, mas, para fazer isso, teria de contratar um seguro avulso com uma cobertura mais abrangente.

Dependendo da mercadoria transportada e da distância percorrida, às vezes não é necessário tantas proteções assim, porém é importante saber os sustos que mais ocorrem no transporte de cargas para que a escolha seja mais certeira.

Roubo das mercadorias

Em algumas regiões do Brasil, esse triste fato ocorre com maior incidência, por isso muitas empresas priorizam esse tipo de cobertura antes de qualquer coisa.

Lembrando que o furto das mercadorias pode acontecer junto do furto do caminhão ou não e, para o seguro de transporte avulso, isso pode fazer diferença.

Acidentes

Outro problema também muito comum em transporte de mercadorias, um acidente com o caminhão muitas vezes independe da ação e controle do motorista, e essa é a proteção presente em praticamente todos os tipos de coberturas do seguro de transporte avulso.

 

Desastres Naturais

Desastres naturais também podem trazer prejuízos durante o transporte de mercadorias, e isso é considerado no cálculo das seguradoras.

Incluímos aqui os danos ocasionados pela enchente em caso de chuvas fortes, estouro de barragens e afins, desabamentos de terra, queda de pedras em encostas e por aí vai.

Há coberturas que cobrem até terremotos e erupções vulcânicas, algo que nem é tão comum no Brasil.

Danos nas mercadorias

Os danos a mercadoria podem vir de vários fatores, como manuseio inapropriado da carga, transporte em terrenos irregulares, entre outras situações.

Agora, dado tudo o que mencionamos até aqui, quais são as coberturas do seguro de transporte avulso que melhor protegem suas mercadorias?

É o que veremos a seguir.

Coberturas do seguro de transporte avulso

Assim como em quase todos os seguros, as coberturas do seguro de transporte avulso são variadas.

A depender das características do seu negócio e também da extensão do prejuízo que você pode ter durante o transporte de mercadorias, algumas coberturas serão mais adequadas do que outras.

Por aqui a gente sempre recomenda o equilíbrio, que é buscar o máximo de cobertura dentro de um custo que seja confortável para suas finanças, e essa escolha é pautada em conhecer as opções disponíveis.

Para esta modalidade de seguro transporte, as seguradoras costumam oferecer 3 “pacotes” de coberturas, com proteções mais restritas ou mais abrangentes.

A seguir, mostramos esses 3 tipos de pacotes de coberturas para que você entenda qual pode ser mais vantajosa dentro das suas necessidades.

Cobertura Restrita C

O pacote de coberturas do tipo C é o mais restrito de todos, cobrindo apenas prejuízos às suas mercadorias usadas (exemplo: uma máquina agrícola) que tenham sido originados em um acidente envolvendo o veículo de transporte, seja ele terrestre, marítimo ou aéreo. 

E como essa proteção é voltada apenas ao transporte de mercadorias usadas, avarias oriundas do transporte não terão cobertura, ok?

Quer exemplos desses  acidentes?

Importante salientar que essa proteção cobre também os prejuízos originados em um incêndio, raio ou explosão, despesas com a recuperação da carga e despesas envolvendo o transporte da carga para o local correto de entrega, em caso de erro no percurso.

O nome até nos leva a crer que são poucas proteções, mas não é bem assim, concorda?

Cobertura Restrita B

Já o pacote de coberturas Restrita B, além das proteções oferecidas pela cobertura Restrita C, também engloba os prejuízos originados em eventos da natureza, como inundações, desmoronamentos, quedas de pedras, terremoto, entrada de água no local de armazenagem, entre outros.

Diferentemente da Restrita C, a cobertura Restrita B também pode amparar mercadorias novas e, nestes casos, cobre também avarias a elas provocadas durante o transporte!

Porém, essa cobertura também não cobre roubo, extravio ou desaparecimento de carga, por isso é um tipo de cobertura que requer muita atenção antes de ser contratada.

Cobertura Ampla A

Como o próprio nome diz, essa é a cobertura mais ampla disponível no seguro de transporte avulso.

Além de todas as proteções anteriormente citadas, também protege suas mercadorias de prejuízos originados de:

Como mencionamos antes e por proteger as mercadorias dos dois maiores riscos de prejuízos existentes no transporte em nosso país, esse pacote de coberturas é o mais caro!

Agora, um outro ponto importante é que o seguro de transporte avulso protege suas mercadorias tanto em percursos nacionais quanto internacionais, então vamos avaliar como isso funciona.

Seguro de transporte avulso internacional

O seguro de transporte avulso internacional funciona de forma semelhante ao que já falamos aqui, mas para viagens para fora do Brasil.

E por mais que possa ser algo a princípio distante da realidade da sua empresa, saiba que esse seguro serve também para os casos de importação e exportação esporádicos.

Seguro de transporte internacional para importação

Esse é um seguro feito pelo importador para proteger uma operação pontual.

Além disso, existe a possibilidade da contratação de uma apólice aberta, indicado para quem importa com baixa frequência, mas ainda assim com alguma recorrência durante os 12 meses do ano.

Seguro de transporte internacional para exportação

O seguro internacional para exportação funciona na via contrária, e protege as cargas que você vende para fora do país.

Em alguns casos, o seu comprador irá adquirir um seguro também, mas a depender do tipo de contrato feito, é interessante considerar a opção de ter um seguro da sua parte também.

Quando contratar o seguro de transporte avulso?

Essa informação é realmente importante, pois há um prazo limite para contratação do seguro de carga avulso, pois a cotação e seu fechamento devem ser realizados antes da saída do embarque, o que é bastante óbvio.

Em geral, as apólices costumam ser emitidas no mesmo dia do fechamento, mas para evitar problemas é bom se organizar para ter o seguro com certa antecedência.

Quanto custa o seguro de transporte avulso?

Tem vários fatores que serão considerados, mas, como vimos, os níveis de cobertura são os pontos que mais impactam no cálculo do seguro transporte avulso, então fica até complicado de tentar oferecer uma média de preço.

O que podemos dizer é que seu custo x benefício não é proibitivo e vale a pena ao menos avaliar o preço do seu transporte esporádico.

Para tanto, também se faz necessário ter em mãos as seguintes informações:

Drs. protect: o melhor seguro de transporte avulso para a sua empresa!

Nós conseguimos os melhores seguros de transporte avulso para sua empresa, justamente porque no nosso rol de parceiros temos mais de 40 seguradoras, o que nos permite encontrar uma opção que atenda suas necessidades e que caiba no seu orçamento.

Tudo isso com soluções práticas e eficientes, sem enrolação, pois sabemos que empreendedor não tem tempo a perder.

Confira nossas soluções em seguros e adquira o seu.

Conclusão

O seguro de transporte avulso é a proteção certa que sua empresa precisa para levar suas cargas do ponto A ao ponto B, sem precisar se comprometer com uma mensalidade.

Se não tem recorrência, pra que adquirir mais esse custo, não é mesmo?

Portanto, conheça as opções da Drs. protect em seguros de transporte avulso e faça seus fretes esporádicos com mais tranquilidade.

 

Sair da versão mobile