Drs. protect

Saiba qual avaliação fazer para escolher a melhor franquia para investir

Saiba como escolher a melhor franquia para investir

Dentre todas as opções, qual é a melhor franquia para investir? 

De fato, investir em uma franquia é um bom caminho para empreender com um negócio que já está estabelecido no mercado. 

Contudo, é preciso avaliar antes para assegurar que será um bom investimento, inclusive e especialmente avaliando o seu contexto, experiência e interesses. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar exatamente como fazer uma boa avaliação e escolher a melhor franquia para investir.

Acompanhe o texto até o final e tenha uma ótima leitura!

 

O que é uma franquia?

Para saber qual é a melhor franquia para investir, antes é preciso entender o que é uma. 

Vamos supor que você seja dono de uma loja famosa de sapatos. Ou seja, a sua marca já está consolidada no mercado. 

Dito isso, uma terceira pessoa quer implementar essa marca em outro lugar e assim você cede os direitos de uso para ela por meio de um contrato. 

Isso caracteriza uma franquia, que é quando um representante ou dono de uma empresa concede os direitos para um terceiro usar toda a metodologia por trás da estratégia da marca, desde a escolha de fornecedores e materiais, até a forma de exposição dos produtos e o sitema de gestão do ponto de venda. 

Agora, dentro desse cenário que passamos a analisar em uma franquia, existem os atores principais a serem considerados: o franqueador, o franqueado, a taxa de franquia e o tempo de retorno. 

Vamos por partes. 

O franqueador é o dono da marca que concedeu o direito de uso, uma empresa estabelecida no mercado e que tem conhecimento sobre o mercado em que atua. 

Nesse sentido, o franqueado é o terceiro que recebeu esses direitos e conhecimento e vai replicar a metodologia da marca para conseguir os melhores resultados possíveis no seu novo negócio. 

Só que esse sistema é estabelecido a partir de um contrato entre o franqueador e o franqueado, o contrato de franquia, que estabelece o pagamento de uma taxa de franquia, royalties e todos os direitos e deveres das duas partes, franqueado e franqueador. 

 

Basicamente, a taxa de franquia faz parte do investimento inicial em uma franquia e refere-se à aquisição, pelo franqueado, dos direitos de uso da marca do franqueador, marca essa que será utilizada a partir de então pelo franqueado. 

Hmm, e qual vai ser o retorno do franqueado em dessa taxa e dos outros investimentos iniciais (compra do ponto comercial, máquinas, equipamentos, estoque etc.) feitos pelo franqueado para abrir uma nova unidade? 

Quem decide procurar por opções de franquias deve entender que existe um tempo de retorno (ou “payback”,em inglês) de todo o investimento inicial feito. 

Geralmente, o tempo de retorno estimado para a recuperação do investimento é de 24 a 36 meses, mas depende, por óbvio, de cada franquia, do montante inicialmente investido e na receita futura do novo negócio.

Por isso, é muito importante você avaliar se uma franquia é boa ou não para o seu contexto e experiência, para o tamanho do investimento que você pode fazer sem complicar suas finanças e, também para a sua expectativa de retirada mensal desse futuro novo negócio. 

Afinal, ninguém quer investir e demorar muito para ter retorno e nem se frustrar com a renda futura, não é mesmo?

Leia mais: Test drive de franquia: vantagens e como funciona

7 dicas de como avaliar se uma franquia é boa

Fazer uma avaliação anterior é uma boa maneira de encontrar a melhor franquia para investir. Inclusive, um investimento certo pode trazer bons lucros e um investimento feito às pressas e sem planejamento…bom, você já sabe o que queremos dizer. 

Segundo a pesquisa Franchising Frame, feita pela Praxis Business e o Grupo MD no fim de 2022, 60,3% das franquias tiveram um faturamento maior do que tinham antes de 2020. 

Então investir em uma franquia é um jeito de vislumbrar uma empresa lucrativa com uma estratégia que já foi testada e aprovada no mercado. 

Para fazer um bom investimento, preparamos algumas dicas para você fazer uma avaliação anterior.

1) Avalie quais os suportes que a franquia oferece

 

Embora a franquia seja o processo de implementar uma estratégia de negócio que está pronta, o empreendedor pode encontrar dificuldades pontuais. 

Por isso, vale a pena analisar antes quais são os suportes que a franqueadora oferece para auxílio. 

Isso porque uma franquia pode disponibilizar ajuda na parte operacional com treinamentos, dicas, metodologia, ajuda na escolha do ponto comercial (se houver), sistemas tecnológicos de gestão do ponto de venda e do negócio, entre outros aspectos importantes. 

Então, verifique antes quais são esses suportes oferecidos pelo franqueador para garantir que você não estará sozinho durante toda a sua nova jornada empresarial. 

 

2) Verifique a opinião dos franqueados

Imagine que você esteja na procura por um atendimento médico específico e uma pessoa recomende um profissional que foi e gostou muito. 

Tem grandes chances de você tentar agendar uma consulta com esse mesmo profissional, certo? 

Porque ela é alguém da sua confiança, conhece o profissional e teve uma boa experiência que avaliza o conhecimento técnico e qualidade do profissional. 

Nesse mesmo sentido, percebe como a opinião dos franqueados é fundamental para você entender como é, na prática, a experiência deles com a franquia que você tem interesse? 

O objetivo destas conversas com os franqueados da marca é você entender como os processos funcionam, se realmente há suporte da franquia, qualidade do treinamento, entre outros detalhes essenciais. 

Ah, e esses contatos de franqueados podem/devem ser disponibilizados pela própria franqueadora ou obtidos no próprio site da marca, certo?

 

3) Avalie a reputação do negócio entre os clientes

Uma das relações mais importantes no mercado é entre cliente e empresa. 

No mesmo sentido de verificar a opinião dos franqueados, procure saber qual é a imagem da marca que os clientes têm. 

Pesquise pela a história da empresa, dê uma olhada nas redes sociais para ver o que os clientes comentam e, por que não, olha eventuais apontamentos no site Reclame Aqui.

 

4) Esclareça tudo a respeito das regras

É o seguinte: todo e qualquer franqueador faz a preparação de um documento conhecido como COF (Circular de Oferta de Franquia) para apresentar todas as regras e funcionamento do próprio negócio. 

Ou seja, todas as responsabilidades e obrigações dos que estão envolvidos no sistema de franquia vão estar descritas neste documento, uma exigência da Lei do Franchising (Lei nº 13.966/2019) que visa dar transparência e informações ao potencial franqueado de uma marca.

Aqui é essencial que você leia atentamente a Circular de Oferta de Franquia para garantir que o franqueador colocou no documento tudo aquilo que a citada lei exige, inclusive a minuta do Contrato de Franquia.. 

Esse é o momento para tirar qualquer dúvida e analisar se o documento está completo para que não tenha nenhuma confusão.

Ponto importante: a COF não cria nenhum vínculo entre um potencial franqueado e o franqueador, porém  a Lei do Franchising só permite a assinatura de um contrato depois de 10 dias que o potencial franqueado recebeu a COF.

O objetivo dessa obrigatoriedade é permitir que a análise da COF seja minuciosa e que o potencial franqueado tenha, inclusive, tempo para consultar um advogado e só assine um contrato de franquia com amplo conhecimento do mundo em que está se inderindo.

Leia mais: Entenda como funcionam as franquias e conheça os tipos!

 

5) Observe se a marca é forte e se possui uma boa comunicação institucional 

Toda grande marca tem uma estratégia e planejamento por trás. 

Por isso, observe se existe uma identidade da marca estabelecida com o público interno e externo. Isto é, se tem um padrão a ser seguido para guiar futuras ações e comunicações da empresa. 

 

6) Não deixe de pesquisar e comparar as marcas

Existem várias opções de franquias e uma boa estratégia para avaliação é comparar uma empresa com uma outra que atue no mesmo segmento de mercado. 

Assim, é possível listar as vantagens e desvantagens de cada marca para ter um panorama maior de qual vale mais a pena investir de acordo com o seu contexto e objetivos.

 

7) Certifique-se de que a franquia escolhida é compatível com você!

Depois de ler sobre todas essas dicas para escolher qual a melhor franquia para investir, tenha certeza que a opção escolhida esteja de acordo com os seus interesses, aspirações, experiência profissional, possibilidade de investimento, expectativa de retorno e de renda futura estimada. 

Isso porque sua decisão exigirá investimento financeiro e de tempo, esforço para ser trilhado e trará impactos na sua vida profissional e pessoal, mas que é bem possível de dar certo se for uma escolha bem feita e planejada.

Neste contexto, não adianta você querer entrar em um segmento de mercado que as pessoas que existe bastante potencial de crescimento se você não tem o menor gosto e interesse de trabalhar no ramo.

 

Qual a melhor franquia para investir em 2023?

 

Bom, chegou a hora de saber qual a melhor franquia para investir, de fato. 

A Drs. protect tem como objetivo facilitar a vida de empreendedores e solucionar problemas reais do dia a dia das pequenas e médias empresas e expandir nosso negócio por meio de franquias sempre esteve no nosso norte. 

Definitivamente, oferecemos a nossos clientes produtos em áreas distintas de atuação que resolver dores naturais do empreendedor brasileiro, mas o coração do nosso negócio sempre foi a oferta de seguros de todos os ramos, inclusive planos de saúde e odonto. 

Nesse contexto, sempre lembramos que o mercado segurador apresentou um crescimento de mais de 230% entre os 11 anos do período 2009 e 2019, apesar da terrível crise econômica enfrentada em nosso país em 2015-2016.

E mesmo durante a pandemia, um dos piores momentos econômicos mundiais, o mercado segurador cresceu 2,6% em 2020, 10,5% em 2021 e deve ter crescido outros 10% a 12% em 2022!, 

Isso quer dizer que poucas atividades econômicas no Brasil cresceram tanto nos últimos 15 anos e que este é um bom segmento para aproveitar nossa expertise de mercado para investir e se desenvolver. 

Melhor ainda, enquanto franqueado nosso você terá toda a estrutura e apoio necessários para você obter o retorno do seu investimento o mais rápido possível. 

Por volta de 90% dos corretores de seguros vendem de forma exclusiva o Seguro Auto. Para fugir disso, a Drs. protect criou o posicionamento único de especialistas em saúde financeira empresarial

Além disso, sempre que é possível eliminamos custos indevidos e taxas que não são necessárias. 

 

Saiba mais detalhes e veja como vale a pena ser um franqueado Drs. protect! 

Conclusão

Avaliar qual é a melhor franquia para investir dado o seu contexto e interesses é uma forma de assegurar que o seu investimento vai ter retorno dentro de um período de tempo bom para você. 

Sabemos que as franquias estão em constante crescimento e é um jeito dos empreendedores trabalharem com algo já consolidado. 

Portanto, a Drs. protect vai continuar expandindo esse modelo e o melhor de tudo é que você pode fazer parte disso. 

Conte com a Drs. protect e conheça nossas franquias. 

Sair da versão mobile