Drs. protect

Quanto custa um plano de saúde empresarial: Tudo que precisa saber

Quanto custa um plano de saúde empresarial

Já pesquisou quanto custa um plano de saúde empresarial? Mais do que isso, já parou para pensar em quantos benefícios isso pode ter para sua empresa e, também, para os seus colaboradores e familiares?

Então, calma, que a gente vai explicar tintim por tintim tudo sobre esse assunto, pois de fato um plano de saúde corporativo é um benefício que é percebido como muito valioso e pode ser um fator de decisão para fechar com um novo colaborador ou manter aquele talento vital para sua empresa.

Conheça no artigo de hoje como funciona, quais as opções no mercado e como implementar um plano de saúde empresarial que realmente seja vantajoso para sua empresa e entregue benefícios e não burocracias para seus colaboradores.

Boa leitura.

 

Afinal, quanto custa um plano de saúde empresarial?

A oferta atualmente é bem ampla e variada, então, para responder quanto custa  plano de saúde empresarial, a gente precisa considerar uma média pegando os valores das principais provedoras do serviço no mercado e, especialmente, considerar a idade dos beneficiários e a cidade onde eles vivem.

Em geral, um plano de saúde empresarial no Brasil sem coparticipação para pessoas na faixa etária entre 29 e 33 anos, a média fica em torno de R$ 358 (trezentos e cinquenta e oito reais). 

Já para idades de 44 a 48 anos, a média é em torno de R$ 554 (quinhentos e cinquenta e quatro reais) por mês.

Mas vale sempre lembrar que periodicamente há mudanças nas tabelas das Operadoras de Saúde e cada uma delas vai ter uma política de preços diferentes, a depender também do tipo de cobertura e acomodação desejados, da região em que se utilizará o plano de saúde e se ele terá ou não a tal da Coparticipação.

Nos exemplos acima, os valores mencionados são uma média dos principais planos de saúde empresariais na cidade de São Paulo, com cobertura Ambulatorial + Hospitalar sem Coparticipação, sem obstetrícia.

Vale reforçar que o órgão Federal que regulamenta os planos de saúde é a ANS (Agência Nacional de Saúde) e, se quiser, o consumidor pode até analisar o Painel de Precificação e consultar a tabela que a entidade disponibiliza, uma forma de se avaliar os valores de referência para a precificação de planos de saúde e que permite a consulta por município.

 

– E qual é o custo para o colaborador?

Isso é uma questão que vai depender muito de qual tipo de modalidade você vai implementar na sua empresa, ou seja, se o plano vai ter ou não contribuição do colaborador, pois isso vai definir o custo final para o colaborador.

Para ficar mais claro, vamos entender as diferenças dessas modalidades para saber quanto custa um plano de saúde empresarial para os colaboradores.

Leia também: Existem diferenças entre Plano De Saúde e Seguro Saúde?

 

Contributário:

Nessa modalidade de contratação, o colaborador paga uma parte ou todo o custo do plano de saúde dele e de sua família.

Como o plano de saúde empresarial é até 40% mais econômico do que um plano de saúde contratado por uma pessoa física, mesmo que o colaborador pague todo o custo do plano de saúde, ainda assim acaba sendo mais vantajoso para ele.

E a decisão de exigir que seu colaborador pague uma parte ou todo o custo do plano de saúde vai depender da folga em caixa que a sua empresa tem e da sua estratégia quanto aos benefícios oferecidos à sua equipe.

Isso posto, no plano de saúde contributário a sua empresa tem total liberdade para definir qual o percentual (%) desse custo mensal que será repassado à sua equipe.

Por óbvio, que todos seus colaboradores preferirão que a sua empresa escolhesse a outra modalidade que falaremos a seguir.

 

Não contributário:

Nessa modalidade de plano de saúde empresarial, a sua empresa paga todo o custo mensal com este benefício à equipe.

Como dissemos há pouco, tal decisão depende realmente do quanto seu caixa aguenta e do quão impactante você deseja que este benefício pareça ao seu colaborador.

Afinal, uma vez assumido este compromisso financeiro com a Operadora de Saúde e uma vez ofertado este superinteressante benefício à sua equipe, será complicado você deixar de oferecê-lo, não é?

 

Como funciona um plano de saúde empresarial?

O plano de saúde empresarial funciona de maneira bastante semelhante ao plano para pessoa física, no entanto, como uma empresa tem um volume de funcionários maior, é mais fácil conseguir mensalidades que são mais em conta, além da possibilidade de abatimentos tributários por se tratar de um benefício oferecido aos colaboradores.

Outro ponto importante é que, uma vez que a sua empresa decida disponibilizar um plano de saúde empresarial, pelo princípio da isonomia todos os seus colaboradores devem ter acesso ao benefício.

Porém, especialmente nos casos de planos de saúde contributários, em que parte do custo será descontado em folha de pagamento do colaborador, alguns membros da sua equipe podem optar por não participar do plano. E também por óbvio, isso é direito deles!

Leia mais: Seguro doenças graves: entenda a importância de ter essa proteção

 

Quais são os tipos de coberturas do plano de saúde empresarial?

 

Assim como os planos de saúde para pessoas físicas, as ofertas podem ser mais básicas ou mais completas e, por óbvio, terão um valor final bem diferente umas das outras.

Neste ponto não tem jeito, é preciso consultar as operadoras de saúde e ver se a cobertura oferecida atende as necessidades da sua equipe, especialmente quanto à rede de atendimento.

Um bom exemplo disso são planos que não cobrem obstetrícia (parto), o que pode não ser tão interessante para as mulheres mais jovens que trabalham na sua empresa, não é mesmo?

Por isso, busque opções que sejam equilibradas, assim você consegue encontrar uma boa cobertura por um valor que se encaixa no seu orçamento.

Via de regra, se você só quer ter acesso a Consultas, Exames e Terapias, então um Plano de Saúde Ambulatorial vai lhe atender bastante bem.

Por outro lado, você pode não querer ter direito a consultas e exames mas se preocupar em oferecer à sua equipe uma proteção para quando alguém precisar de internação hospitalar.

Neste caso, então um plano de saúde Hospitalar é o mais adequado para você.

Só tome cuidado com o seguinte: se neste plano de saúde você não quiser oferecer direito a parto, então a sua opção é o Plano de Saúde Hospitalar sem obstetrícia.

Mas, se você também quiser oferecer direito a parto, aí o Plano Hospitalar com obstetrícia é o que você busca.

Por fim, se você quiser oferecer à sua equipe o acesso a Consultas, Exames e Terapias e também o direito à internação em hospitais, é só juntar as coberturas do Plano Ambulatorial com as do Hospitalar, opção que pode ser com ou sem obstetrícia.

Você pode, até, optar por oferecer planos odontológicos à sua equipe, mas estes terão um valor adicional.

É importante mencionar que se o plano de saúde a ser contratado tiver menos de 99 (noventa e nove) beneficiários (colaboradores e seus familiares) e se você não possui hoje um plano de saúde empresarial, muito provavelmente vocês apenas conseguirão contratar planos de saúde com carência, então é fundamental que você consulte isso antes de fazer a escolha.

Leia também: Como Fazer A Portabilidade De Um Plano De Saúde Para Outro Sem Carência.

 

Por que oferecer plano de saúde empresarial aos colaboradores?

Sem sombra de dúvidas, o plano de saúde empresarial é um dos benefícios mais valorizados pela grande maioria dos colaboradores, afinal, cuidar da saúde é uma necessidade que ninguém consegue negligenciar por muito tempo.

Por isso, quando você oferece este tipo de benefício, o funcionário se sente mais seguro, pois sabe que em caso de algum infortúnio terá os meios para se cuidar, ainda mais depois da pandemia do coronavírus.

Portanto, quando sua empresa oferece um plano de saúde para os colaboradores, você consegue reter talentos importantes para sua operação e, até, conquistar algum profissional que esteja no seu radar, pois muitas vezes esse benefício é mais valorizado em detrimento até de um salário maior.

Leia mais: Existem Diferenças Entre Plano De Saúde E Seguro Saúde?

Leia mais: Plano para idosos: preço médio e como tornar viável

Qual o melhor plano de saúde empresarial?

Falamos ao longo do texto que hoje a oferta desse serviço está bastante alta, por isso não é tão simples determinar quanto custa um plano de saúde empresarial com exatidão.

No entanto, tem muita coisa por aí que não passa credibilidade ou, até, que é tão difícil e burocrático para acionar que perde todo o propósito do benefício.

Por isso, a Drs. protect coloca o expertise de anos lidando com as principais operadoras de saúde do mercado para montar uma relação de parceiros realmente bons no que fazem.

Nosso foco é trazer soluções sem enrolação, por isso, nossos especialistas vão encontrar o plano de saúde empresarial ideal para atender às suas necessidades e dentro do orçamento disponível.

 

Fale agora com uma Dra. ou Dr. protect e conheça nossas soluções em planos de saúde empresarial.

 

Conclusão

Antes de se perguntar quanto custa um plano de saúde empresarial, você precisa pensar no quanto esse benefício agrega valor para seus colaboradores e para sua empresa.

Como todo investimento, é importante ser assertivo na escolha e, para isso, o melhor caminho é contar com quem entende bem do assunto, como a Drs. protect, conheça nosso trabalho e escolha um plano de saúde empresarial realmente benéfico.

Caso tenha gostado desse conteúdo, confira nosso post sobre plano de saúde para MEI e entenda tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile