Drs. protect

Porto Seguro Saúde: Como Funciona

 

A Porto Seguro atua há 75 anos no mercado securitário brasileiro, sendo reconhecida nacionalmente por sua atuação com excelência nos seguros fiança, auto, residencial etc..

Há 25 anos, expandiu sua atuação com a criação da Porto Seguro Saúde, passando a oferecer Planos de Saúde dos mais enxutos aos mais completos, sempre apostando em diferenciais interessantes aos seus clientes.

Importante: os Planos de Saúde da Porto Seguro Saúde são exclusivamente voltados para o segmento empresarial, tornando-se uma excelente opção para grupos com mais de 3 beneficiários!

 

Sim, temos direito à saúde!

Antes de falarmos sobre a Porto Seguro Saúde e como funciona, vale a pena comentarmos sobre o direito à Saúde!

Já diria o artigo 196 da nossa querida Constituição que Saúde é direito de todos e dever do Estado, o qual deve, mediante políticas sociais e econômicas, buscar não apenas a redução dos riscos de doença, como também visar o acesso universal e igualitário aos serviços de Saúde.

Resumindo, num mundo perfeito e ideal, o nosso direito à Saúde já bastaria como fundamentação para termos bons hospitais, clínicas e laboratórios, ainda mais com a exorbitante quantidade de impostos que pagamos em nosso país.

Porém, todos sabemos que não vivemos nessa bela utopia, embora nosso SUS seja muito bem constituído e considerado um dos maiores e melhores sistemas de Saúde pública do mundo!

Sim, você leu direito: nosso SUS é tudo isso mesmo!!!

Um baita orgulho!! 🙂

E por que, então, precisamos de um bom Plano de Saúde???

Por que gastamos parte da nossa renda em algo que é nosso direito e dever do Estado oferecer gratuitamente a todo cidadão brasileiro?

Segundo dados da OPAS (Organização Pan Americana de Saúde), os gastos com Saúde representam 10% do PIB mundial!

Isso, certamente, é um número gigantesco e com muitos zeros!

Já a OMS (Organização Mundial da Saúde) revela que esses gastos com Saúde aumentam ano após ano no mundo todo, em especial nos países de baixa e média renda.

Ou seja, quanto menor a renda do país, mais se investe em e se gasta com Saúde.

Mas, espera aí… já entendemos que o acesso à Saúde é nosso direito constitucional.

Já entendemos também que temos, desde 1988, um Sistema Único de Saúde exemplar que beneficia os + de 200 milhões de brasileiros… então, por que raios investimos parte importante da nossa renda em Saúde Privada?

Infelizmente, não tenho essa resposta!

Podemos citar uma série de fatores negativos na rede pública, como a demora no agendamento de exames e consultas, hospitais lotados, falta de materiais etc etc..

Mas, infelizmente, não tenho essa resposta numa fórmula matemática.

E, talvez, ninguém a tenha.

 

 

O fato é: quando precisamos de algo mais sério, quando nosso filho apresenta a suspeita de uma doença mais grave, quando descobrimos que nosso marido tem câncer, quando pensamos em UTI, queremos o melhor e mais rápido atendimento.

E nessas situações, nos damos conta de que o investimento no Plano de Saúde valeu cada centavo.

Uma única semana na UTI já paga o investimento do ano todo em Planos de Saúde!

E, dada a importância do Plano de Saúde em nossas vidas e nos nossos bolsos, não é (e nem deve ser) fácil escolher, concorda?

Por sinal, já é difícil entender a diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde quando jogamos essa pergunta no Google.

Você já tentou? Se já tentou, sabe do que estou falando!

Se ainda não tentou, tente agora colocar no Google a seguinte pergunta.

 

Afinal, devo contratar um Plano de Saúde ou um Seguro Saúde?

E tente descobrir quais as diferenças entre eles, quais as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Mas essa resposta eu tenho fácil e te economizo alguns minutos (horas?) de pesquisa e leituras por aí.

Hoje em dia NÃO faz diferença você contratar um Seguro Saúde ou um Plano de Saúde!

Muitos dizem que a diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde se dá pela forma como cada um deles opera (tese baseada na origem desses 2 produtos), mas vamos aos fatos!

Segundo essa tese:

 

Na prática, hoje em dia, dá no mesmo: ambos os produtos, Plano de Saúde ou Seguro Saúde, acabam tendo a opção do reembolso de despesas quando o cliente escolhe um profissional ou estabelecimento de Saúde da sua confiança e, também, oferecem atendimento a clientes em toda uma rede credenciada da Operadora de Saúde ou Seguradora.

Agora, a diferença de verdade acaba se dando, justamente, na forma de atuação destes 2 “tipos” de empresas que vendem Planos de Saúde ou Seguro Saúde.

As Operadoras de Saúde (ex: Amil, Hapvida, Vitallis, Ameplan, GNDI-Notre Dame Intermédica etc.) são empresas que investem na criação de Redes próprias de atendimento, além de fazerem parcerias com Redes de terceiros.

Por isso, você acaba vendo por aí Hospitais, Clínicas, Centros Médicos ou de Atendimento que só atendem a Planos de Saúde de cada uma destas Operadoras.

Já as Seguradoras (ex: Sulamérica, Porto Seguro Saúde, Bradesco) NÃO investem na formação de uma Rede própria de atendimento a seus clientes e “apenas” fazem parcerias com Redes de terceiros.

E por que as Operadoras de Saúde atuam desta forma?

Primeiro, porque elas acabam oferecendo ao cliente mais opções de atendimento.

Segundo e mais importante, porque por serem proprietárias de parte da Rede de atendimento oferecida a clientes elas conseguem ter custos menores.

Mas, para ser bem sincera, no fim do dia o cliente acaba nem sabendo se o que ele contratou é um Plano de Saúde ou um Seguro Saúde, nem se a empresa que o atenderá é uma Operadora de Saúde ou Seguro Saúde.

Viu só?

Essa importante dúvida sanei em alguns poucos segundos, fácil, fácil… vamos pra próxima! rsrsrsrs

Que, por sinal, é bem mais importante: afinal, qual Plano de Saúde devo escolher?

Depende, obviamente!

Depende de quanto você quer ou pode investir, depende de quais hospitais você faz questão de ter como opção de atendimento, de quais laboratórios estão perto da sua casa e você quer comodidade, de quanto você quer ter de reembolso quando for ao médico da sua confiança e mais uma série de “dependes”!

Na verdade, a escolha do Plano de Saúde é um estudo importante e minucioso, que precisa ser analisado caso a caso!

Não existe um Plano de Saúde que é bom pra todos!

Existem aqueles Planos de Saúde mais completos e, claro, mais caros! E que todos gostariam de ter, sem dúvida.

E existem aqueles mais enxutinhos, com uma rede regional que atende muito bem as necessidades de uma determinada região e, é claro, das necessidades de muitas pessoas. Na verdade, algumas regiões só são atendidas por estes planos regionais, que dominam o mercado local de Planos de Saúde.

Então, depende.

E como temos muitas opções de Planos de Saúde, vamos falar de uma ótima opção (especialmente para quem mora em RJ e em SP) que nem todos conhecem!

 

 

Quer saber qual o Plano de Saúde mais barato para a sua empresa, para o seu contexto?

Veja nosso blog post a respeito clicando aqui!

 

 

Porto Seguro Saúde: como funciona

Primeiro ponto que você precisa saber: a Porto Seguro Saúde atua apenas com empresas que tenham em seus Planos de Saúde ao menos 3 beneficiários!

Portanto, se você estiver procurando um Plano de Saúde Individual, Familiar ou Empresarial com 2 vidas, pode até parar de ler este texto se quiser, e riscar a Porto Seguro Saúde aí da sua listinha (e partir pra próxima)!

Mas, se você possui uma empresa e pretende incluir 3 ou mais vidas no plano, você está no caminho certo!

Importante salientar que os beneficiários não precisam ser todos funcionários da empresa.

Por exemplo, os beneficiários podem ser um dos sócios, sua esposa e seu filho (3 vidas!)!

Se você ainda está me acompanhando, tenho agora uma boa notícia: a Porto Seguro oferece 5 tipos diferentes de planos: Cristal, Bronze, Prata, Ouro e Diamante!

Sendo que ainda temos subtipos de cada um destes!

O Porto Seguro Saúde Cristal é o plano mais enxutinho e mais barato!

Só oferece o tipo de acomodação Enfermaria (quarto coletivo em hospitais) e uma Rede de Atendimento menor.

Mas, mesmo assim, não podemos deixar de falar bem dele: o Custo x Benefício é muito bom e já oferece bons e renomados hospitais, como por exemplo a Beneficência Portuguesa (indicação que só serve pros que são da terra da garoa!).

O Porto Seguro Saúde Bronze dá um passo além e oferece opções de acomodação Enfermaria e Apartamento (quarto individual)!

O Porto Seguro Saúde Prata, que também oferece as opções de acomodação Enfermaria e Apartamento, sendo este plano o intermediário da turma! Nem enxuto, nem top! Aquele plano para você olhar com mais carinho…

Já os Porto Seguro Saúde Ouro Max, Ouro Mais e Diamante Mais (R1 e R2) apresentam uma Rede mais extensa, mas um valor maior também, e só oferecem o tipo de acomodação Apartamento!

Como poderíamos imaginar, a Porto oferece alguns “paranauêzinhos” diferentes, uns mimos, pra deixar você mal acostumado e não encontrar nada igual quando pensar em mudar de Plano de Saúde.

Vamos ver quais são eles?

Desde o Plano Cristal (aquele mais barato e enxutinho) o reembolso é 100% digital, tem cobertura para fisioterapia, acupuntura, escleroterapia e quimioterapia!

Ah, e também oferece cobertura para transtornos mentais  e cirurgias de miopia e astigmatismo.

A Porto Seguro Saúde também oferece uma gestão médica completa para acompanhar mais de perto a saúde dos segurados, ponto importante em empresas maiores porque ajuda a diminuir (e muito!) a Sinistralidade!

E o que te importa a diminuição da Sinistralidade?

Isso não é problema da Seguradora ou Operadora de Saúde?

Importa muito mais do que você imagina, pois diminuindo a Sinistralidade, diminui o reajuste no aniversário do contrato ou apólice!

Pronto, agora fez sentido né?

 

 

Quer saber como diminuir o Reajuste anual do Plano de Saúde da sua empresa?

Veja nosso blog post a respeito clicando aqui!

 

 

Outra coisinha bem legal é o aplicativo da Porto Seguro Saúde!

Com o app, o cliente pode agendar e desmarcar consultas nas Unidades Médicas DaVita, solicitar e acompanhar reembolso e autorizações e consultar a rede referenciada (mas NÃO consegue marcar consulta na rede referenciada pelo app, ok?)!

As Unidades Médicas Davita são unidades médicas parceiras da Porto Seguro Saúde!

Antes eram chamadas de PortoMed, agora são chamadas de Davita.

Qual a relevância da mudança de nome?

Nenhuma!

A facilidade de agendamento de consultas e exames já seria algo bem legal, mas ainda melhor é que o cliente NÃO terá nenhuma despesa adicional se a consulta ou exame for nas Unidades Médicas Davita mesmo se for um Plano de Saúde com Coparticipação!

Mágico, né?

Pra quem não lembra, um Plano de Saúde com Coparticipação faz com que o valor mensal fique mais barato, mas a cada utilização pagamos um tequinho!

Tem a parte boa (fica mais barato) e a parte ruim (a cada utilização você paga uns R$)!

E sim, como na maior parte dos Planos e Seguros de Saúde, também contamos na Porto Seguro Saúde com Planos de Saúde com a figura da Coparticipação – uma figura por vezes amada, por vezes odiada!

Além de todos esses detalhes bacaninhas presentes nos 5 tipos de planos da Porto Seguro Saúde, no plano mais top, o Diamante, ainda temos coleta domiciliar de exames, seguro viagem, além de reembolso em até 48 horas… Pasmem!!!

E não fica por aí, os reembolsos desse plano podem chegar a mais de 700 reais!

 

Conclusão

Como já dissemos anteriormente, não existe um Plano de Saúde que seja perfeito para todas as empresas.

Cada estudo é único, levando em conta as necessidades e o bolso do cliente.

E a Porto Seguro Saúde é, sem dúvida, um excelente caminho a ser estudado por você e pela sua empresa, pois apresenta uma rede robusta de atendimento, unidades médicas parceiras e uma série de benefícios interessantes que facilitam o dia a dia do beneficiário.

Ficou com alguma dúvida? Quer conhecer mais?

Tenho certeza que um Dr. protect, especialista na Saúde financeira das PMEs, vai saber como lhe ajudar!

Entre em contato conosco por aqui, e-mail, whatsapp, sinal de fumaça ou a forma que melhor funcionar para você.

Abraço,

Tati

 

Sair da versão mobile