Drs. protect

Como Funciona o Ticket Alimentação: Benefícios e como contratar

como funciona o ticket alimentação

O ticket alimentação ou vale alimentação é um dos benefícios mais básicos e primordiais que sua empresa pode oferecer aos colaboradores, mas é possível ir além.

Hoje em dia, há várias opções para que você agregue esse benefício na sua empresa, com vantagens tanto para os funcionários quanto para você, empreendedor.

Por isso, vem conhecer tudo que você precisa saber para implementar essa solução e colher as vantagens desse benefício fundamental para engajar sua equipe e atrair novos talentos.

Boa leitura.

Ah, e se você preferir ver o mesmo conteúdo em vídeo, segue o link do nosso Canal do Youtube:

 

 

O que é o ticket alimentação?

O ticket alimentação é um cartão pré-pago fornecido por várias empresas como Ticket, VR Benefícios, iFood, Caju e outras, e é uma das formas mais eficientes de entregar o benefício de vale alimentação para colaboradores de empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

É uma solução amplamente aceita nos mais variados estabelecimentos alimentícios (hiper e supermercados, mercearias etc.) e, por isso, é um dos benefícios aos colaboradores mais utilizados.

Além de toda praticidade que o ticket alimentação confere aos funcionários para usufruto do benefício, também traz várias vantagens para a sua empresa, incluindo algumas isenções com encargos sociais.

Outra vantagem dentro da praticidade que a solução entrega é que você pode gerenciar tudo diretamente pelo site da empresa parceira, ao invés de fazer uso da já arcaica distribuição de cestas de alimentos aos colaboradores ou, pior, fazer o saque de recursos financeiros no banco e distribuição destes para toda a equipe. 

Ou seja, o controle do benefício é todo seu.

 

O ticket alimentação é obrigatório?  

Essa é uma daquelas respostas complexas, mas, simplificando, a obrigatoriedade depende de alguns fatores.

A CLT, que regulamenta as  relações de trabalho, não impõe nenhuma obrigatoriedade sobre esse benefício, porém, se a convenção coletiva  de trabalho (CCT) da categoria estipular que ele deve ser oferecido, nesse caso sua empresa precisa, sim, disponibilizar o benefício.

Ah, vale lembrar que nesse caso estamos falando do benefício vale alimentação e não especificamente do Ticket Alimentação (da empresa Ticket!), que é apenas uma das soluções que você pode utilizar para entregar esse benefício.

Além de outras empresas que fornecem o vale alimentação, você também pode até entregar o benefício em dinheiro, porém essa possibilidade tem que ser chancelada pelo sindicato da categoria na CCT e o valor tem que vir discriminado no holerite de cada colaborador.

A questão é que entregar o benefício por meio do ticket alimentação traz muito mais vantagens para você e, principalmente, para seus colaboradores.

Leia mais: Conheça as novas regras do vale alimentação e refeição de 2023

 

Como funciona o ticket alimentação?

O funcionamento é bastante simples, você, empresário ou empresária, assina um contrato de fornecimento do vale alimentação com uma empresa do ramo (como a Ticket, VR, Alelo, iFood Card, VB, Caju etc.), que fornecerá os cartões pré-pagos para seus funcionários usarem o benefício nos estabelecimentos que aceitem o cartão.

Uma vez contratada, essa empresa parceira vai lhe oferecer uma ferramenta online para facilitar o gerenciamento e depósito dos valores nos cartões dos seus colaboradores, facilitando todo esse operacional ao RH da empresa e trazendo praticidade para o funcionário.

Sua empresa poderá também aproveitar algumas isenções nos encargos sociais, como INSS e FGTS, sobre o valor da parcela do benefício e, ainda, pode ter isenção de até 4% no imposto de renda, se a empresa for optante pelo regime do Lucro Real, bons argumentos que motivam inúmeras empresas a adotar essa solução.

Leia mais: Benefícios do estagiário: veja quais as obrigações da empresa

Qual a diferença de ticket alimentação e o ticket refeição ?

De forma rápida, o vale (ou ticket) alimentação é uma remuneração ao colaborador destinada exclusivamente para compra de alimentos em supermercados, mercearias e afins, diferente do vale (ou ticket) refeição, que é uma remuneração ao colaborador destinada exclusivamente ao pagamento de refeições em bares e restaurantes, por exemplo.

O vale alimentação, assim, acaba podendo ser utilizado em super ou hipermercados para adquirir itens de consumo, que não necessariamente precisam ser apenas comida, mas também itens de higiene, limpeza e utensílios domésticos.

 

Qual o custo do vale alimentação para a empresa?

O valor do vale alimentação mensal oferecido ao colaborador varia de empresa para empresa, do setor em que a empresa atua e, também, das demandas do sindicato (caso exista) no seu segmento.

Se há uma convenção coletiva de trabalho (CCT), aí você precisa segui-la. Mas, se no seu segmento de atuação não existir uma CCT que exija o benefício, você, empregador, pode estipular um valor mensal que considera adequado para as necessidades do seu colaborador.

É importante entender que o benefício tem que ser vantajoso ao colaborador, por mais óbvio que pareça, pois seu funcionário percebe quando você está oferecendo algo só por oferecer e não tem um uso realmente efetivo na vida dele.

Existe uma certa convenção para todas as categorias e empresas que estipula que o vale alimentação não pode ultrapassar 20% do salário.

Leia também: Benefícios de baixo custo para empresa: tipos e como ofertar

Quanto a empresa desconta do Ticket alimentação?

Segundo a CLT, se não houver nenhum desconto no salário referente ao benefício, o valor dele pode ser agregado e considerado como parte do salário, então irá incidir os impostos pertinentes também sobre o vale alimentação.

Assim, é bem comum que as empresas façam, sim, um desconto do percentual do valor do vale alimentação no salário do colaborador, mesmo que simbólico, apenas para garantir que o Ticket alimentação seja caracterizado como um benefício e não implique em mais tributos e cálculos trabalhistas.

Não dá para cravar quanto cada empresa desconta pois é decisão de cada gestor, mas via de regra são valores bem baixos.

Como oferecer ticket alimentação na empresa?

A gente falou ali em cima que benefício de verdade é aquele que o colaborador consegue perceber o valor, por isso, o Ticket Alimentação é um das soluções mais eficientes, desde que bem implementado e que traga vantagens para você também.

Para gerenciar esses e outros benefícios, os Drs. protect sabem bem como te ajudar, afinal, somos empreendedores ajudando empreendedores, então aqui a gente entrega soluções que realmente funcionam, sem enrolação.

Solicite uma proposta que as Dras. e os Drs. protect vão te atender e te mostrar as vantagens de oferecer ticket alimentação na sua empresa com toda nossa expertise prática.

Conclusão

Depois disso tudo, certeza que você já sabe como funciona o Ticket Alimentação e como implementá-lo na sua empresa para oferecer aos seus colaboradores mais vantagens, não é mesmo?

Porém, a forma ideal de fazer isso é com quem entende muito do assunto, e, para falar de benefícios para empresas, os Drs. protect têm a solução mais assertiva para você, vem saber mais das nossas soluções.

Sair da versão mobile