O transporte de mercadorias pode ser feito de várias formas e um dos grandes agentes da indústria de logística é o transportador autônomo, inclusive com motoristas que abrem um CNPJ só para poder fazer esses fretes.
Nesse contexto, ter um seguro de carga para autônomo é fundamental para que você faça os seus transportes com mais tranquilidade e com a devida proteção para a carga dos seus clientes.
No artigo de hoje, vamos explicar mais sobre essa modalidade de proteção financeira e, também, a melhor maneira de encontrar coberturas que caibam no seu bolso.
Boa leitura!
Ah, e se você preferir ver o mesmo conteúdo em vídeo, segue o link do nosso Canal do Youtube:
O que é considerado um transportador autônomo?
Quem trabalha como transportador autônomo de carga (TAC) é comumente conhecido como motorista autônomo.
Nesse caso, o profissional que vai fazer o transporte de mercadorias precisa ter a sua própria empresa para prestar serviços para outras instituições privadas ou até mesmo para o cliente pessoa física, no caso de pequenos fretes.
Podemos dizer que o transportador autônomo é um profissional do transporte que vai prestar serviço para outras empresas ou pessoas por meio de contratos ou entregas pontuais, sem exclusividade ou relação de trabalho.
Como funciona o seguro de carga para autônomo?
Agora, se você já pensou em se tornar um transportador autônomo ou já o é, talvez você queira estudar a questão do seguro de carga para autônomo, que é uma modalidade mais específica às necessidades deste tipo de atuação.
Afinal, o seguro de carga é um aspecto importante e obrigatório para quase todo transporte que envolva a movimentação de mercadorias em território nacional ou internacional e pode proporcionar uma rede de segurança se algo der errado.
Mas como este tipo de apólice funciona?
Bem, quando você adquire uma apólice de seguro de carga, isso lhe dá paz de espírito de que as mercadorias transportadas estão protegidas contra perdas financeiras resultantes de incidentes, tais como roubo de carga, avarias de veículos, incêndio ou mau tempo.
As coberturas podem, então, ser adaptadas para atender às necessidades e exigências da sua atuação profissional, oferecendo assim uma proteção adequada ao seu contexto.
Em outras palavras – não faça uma movimentação de carga sem um seguro de transporte para autônomo adequado.
Mas, afinal, é possível a contratação do seguro de carga para autônomo?
A contratação do seguro de carga autônomo não é permitida se não houver um CNPJ ativo, ou seja, pessoas físicas não poderão fazer a contratação desta modalidade de proteção.
Então, o profissional precisa estar devidamente enquadrado em algumas condições para poder fazer a contratação deste seguro enquanto autônomo.
O que é necessário para contratar o seguro de carga para autônomo?
A primeira coisa que o profissional autônomo precisa fazer para contratar o seguro de carga é estar devidamente regularizado enquanto transportador.
Emissão do CNPJ com CNAE de transporte
Isso envolve a emissão do CNPJ que já mencionamos, mas este deve conter os CNAE corretos e a atividade de transporte de cargas, então fica aqui a recomendação de sempre se buscar a assessoria de um contador para fazer essa regularização.
RNTRC (Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de carga)
Deu tudo certo com o CNPJ?
Então, agora é hora de fazer o RNTRC, que é a sigla para Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Carga emitido pela ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Qual a importância do motorista autônomo contratar seguro de carga?
Aqui entramos em um dos detalhes mais importantes do seguro de carga para autônomos (e também para grandes transportadores) que é a sua obrigatoriedade.
Sim, o seguro de carga é obrigatório para transportes de carga no território nacional, e um dos objetivos disso é diminuir prejuízos e equilibrar as finanças das transportadoras e dos seus clientes.
A lei que define essa obrigatoriedade é o Decreto-Lei nº 73/1966 (artigo 20, alínea “m” – Incluída pela Lei nº 8.374, de 1991 e no Decreto nº 61.867/1967 (artigo 10).
Mas o ideal é que você olhe para o seguro de cargas para autônomo como algo extremamente importante para proteger a sua atividade profissional, pois um roubo de carga pode, por exemplo, ser muito prejudicial se você não estiver devidamente segurado.
Afinal, seja qual for a origem de eventuais danos e perdas causados às mercadorias por você transportadas, seu cliente exigirá de você o ressarcimento financeiro, não é?
Qual o valor do seguro de carga para autônomo?
O preço do seguro obrigatório de carga vai variar dependendo de uma série de fatores, como a origem e o destino do transporte a ser realizado, a distância percorrida e a rota, o tipo de mercadorias transportadas etc..
Outro fator especialmente importante é quanto às coberturas que você quiser contratar e o tamanho da proteção que deseja.
Quando falamos de um seguro de carga para autônomo, a média dos preços no estado de São Paulo ficam entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais para as apólices das principais seguradoras.
Como fazer seguro de carga para autônomo?
Considerando que você já regularizou sua atuação profissional, abriu seu CNPJ e está devidamente registrado nos órgãos pertinentes, é hora de buscar as opções de seguro de carga para autônomo que atendam às suas necessidades.
As proteções básicas, como as contra roubo, furto, acidente e incêndio são relevantes para todos os transportadores, porém a sua atuação pode demandar algumas proteções mais específicas, como as de inundação e transbordamento durante viagens, quedas de objetos sobre o veículo e tributos de mercadorias transportadas.
Por isso, na hora de avaliar sua apólice com um corretor de seguros, apresente sempre os detalhes do seu tipo de atuação para entender quais as opções que melhor se adequam ao seu dia a dia.
Na Drs. protect, trabalhamos com as principais seguradoras do país e temos uma ampla experiência com vários tipos de seguros e o de carga é um dos produtos que mais gostamos de trabalhar.
Solicite uma proposta e veja como nossas soluções podem proteger o seu trabalho.
Conclusão
O transportador autônomo também está sujeito às mesmas intempéries das grandes transportadoras, por isso não pode abdicar dessa importante proteção, como vimos ao longo deste texto.
E o caminho mais simples para garantir essa tranquilidade é contratar um seguro de carga para autônomos com as condições que se encaixem às suas necessidades e, também, ao seu bolso.
Nossos especialistas podem te ajudar a fazer a melhor escolha, solicite uma proposta.