- Seguro RCO: como escolher o melhor para sua empresa e seu contexto
- Conclusão
Seguro RCO: como escolher o melhor para sua empresa e seu contexto
As empresas de transporte que transportam passageiros pelas ruas e estradas brasileiras sabem muito bem dos riscos a que estão expostas e as responsabilidades que possuem.
Não à toa, a contratação do Seguro RCO (Responsabilidade Civil de Ônibus) costuma ser exigida por Lei.
Senta no banco e se segura que esse texto vai trazer um pouco de luz a esse assunto!
Garantia indenizatória
O Seguro RCO é a garantia de que se algo acontecer ao motorista, passageiro ou terceiros, os ônus decorrentes do ocorrido, e que forem de responsabilidade da empresa de transporte urbano, poderão ser amenizados.
Como todos que operam neste ramo sabem, o Seguro RCO é obrigatório em 99% do território nacional.
Sendo assim, toda empresa que preste o serviço de transporte de pessoas deverá contratar o Seguro RCO.
Caso não o contrate, a empresa estará sujeita a multas previstas em lei e, pior, acabará tendo desfalque no Caixa a cada acidente em que se envolver e causar danos a seus passageiros, tripulantes ou terceiros.
A legislação pode variar por local
Apesar da contratação do Seguro RCO ser quase uma obrigação em todo o território nacional, cada Estado tem a sua regra específica para as apólices do Seguro RCO em relação a transportes municipais e intermunicipais.
Já no caso de transportes interestaduais, quem regula a contratação deste produto é a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – com regras que valem para todo o país.
Deve-se escolher uma boa seguradora
Desse modo, contratar um Seguro RCO que ofereça a melhor combinação entre preço, quantidade e profundidade de coberturas e os capitais destas últimas é de grande interesse das empresas de transporte.
Dada a obrigatoriedade da contratação do Seguro RCO, ele poderia ser comparado ao seguro DPVAT, aquele seguro que todo ano deve ser renovado junto ao pagamento do IPVA e do licenciamento anual de veículos.
A diferença do Seguro RCO para o DPVAT é que neste último a pessoa não tem nem a opção de escolha da seguradora, nem das coberturas e seus capitais.
Já no RCO, a empresa que o contrata pode escolher a melhor seguradora para o seu caso, e isso pode ser fundamental quando o assunto é a busca da melhor combinação entre preço e qualidade do produto.
Portanto, antes de contratar o Seguro RCO para a sua empresa, certifique-se de que ele atende às regulações nacionais e estaduais e, também, às necessidades do seu negócio, principalmente em relação às coberturas disponibilizadas e ao preço.
Como são poucas as seguradoras que operam com o RCO, a procura pelo melhor produto para o seu contexto pode ser facilitada se o seu corretor de seguros tiver parcerias com cada uma delas.
E o ajudar a entender quais as diferenças entre as opções existentes.
Conclusão
A Drs. protect oferece o Seguro RCO mais personalizado do mercado, inclusive quando o assunto é preço.
Isso porque temos parcerias com todas as seguradoras que trabalham com RCO.
O mais legal é que trazemos para a mesa do nosso cliente opções de taxas que levam em consideração a sinistralidade específica da empresa de transporte e, também, opções de taxas médias praticadas pelas seguradoras, o que é mais comum no mercado.
E sabe por que fazemos diferente?
Porque somente os Drs. protect são especialistas na Saúde financeira das empresas e temos sempre os remédios certos que aliviam alguns males financeiros.
Dúvidas?
Mande-as ali nos comentários que uma Dra. ou um Dr. protect lhe ajudará.
Abs,
Richard