- O Seguro de vida para funcionários: obrigatoriedade ou vantagem empresarial?
- Mais tranquilidade e segurança
- Amparo às famílias
- Valorização dos funcionários e credibilidade da empresa
- Custo vs. benefício
- Possibilidade de dedução fiscal
- Oportunidade de escolha de coberturas e valores
- Conclusão
O Seguro de vida para funcionários: obrigatoriedade ou vantagem empresarial?
Dentre os Benefícios que algumas empresas oferecem na contratação de um colaborador, está o seguro de vida, que pode ser obrigatório em alguns casos e noutros pode ser um excelente diferencial.
Quando você contrata um seguro de vida para seu colaborador, você está valorizando a vida de cada pessoa que trabalha para você e aumenta a qualidade de vida dos seus colaboradores, fazendo-os se dedicar cada vez mais às atividades da empresa.
Dito isso, você vai descobrir ao longo desse artigo se o seguro de vida para funcionários é obrigatório.
Além disso, também vamos explicar quais as vantagens de oferecer essa importante proteção para seus colaboradores.
O seguro de vida para colaboradores é obrigatório?
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) rege a relação entre contratante e contratado por meio de leis e diretrizes.
Porém, não há nenhum tópico da CLT que exija a contratação de um seguro de vida para funcionários.
Por outro lado, existem algumas áreas de atuação em que a contratação do seguro de vida para funcionários é prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Assim, o seguro de vida para funcionários é obrigatório para trabalhadores da construção civil, comércio, bares e restaurantes, condomínios, hotéis e muitas outras categorias profissionais.
As exigências podem sofrer variações de acordo com o negociado na convenção coletiva de cada ano.
Consulte, assim, o sindicato a que sua empresa está ligada para você saber se o seu negócio ou profissão exige a contratação do seguro de vida para colaboradores.
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Mesmo quando não é obrigatório, ainda é vantajoso
Mesmo se no seu ramo de atuação não é exigida a contratação do seguro de vida para colaboradores da empresa, a contratação desta importante proteção pessoal pode ser extremamente vantajosa para você e seus colaboradores.
A partir de agora você vai conhecer algumas vantagens dessa contratação.
Mais tranquilidade e segurança
A tranquilidade e segurança que o seguro de vida oferece não valem apenas para o funcionário e sua família, mas também para o empresário.
Afinal, imagine se o seu colaborador tivesse sofrido um acidente no fim de semana passado e viesse a falecer.
Caso a contratação do seguro de vida fosse obrigatória na convenção coletiva da categoria, sua empresa seria juridicamente responsável por pagar à família do seu colaborador a quantia prevista na citada convenção!
Será que sua empresa teria condições de desembolsar, do dia para a noite, algo como R$ 25 mil ou R$ 50 mil para aquela família?
Percebeu o tamanho da encrenca?
E, convenhamos, mesmo se tal obrigação não fizesse parte da convenção da categoria, você teria coragem de deixar a família do seu colaborador totalmente na mão ou, minimamente, ajudaria a pagar o serviço funerário, que facilmente custa R$ 3 mil?
Pior, será que sua consciência ficaria tranquila ao saber que a família daquele colaborador passaria a se virar sem a importante fonte de renda daquela pessoa para ajudar a pagar as despesas da casa?
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Amparo às famílias
Com um seguro de vida, mesmo se seu funcionário venha a ficar inválido ou falecer, a família dele não fica desamparada.
Nesses casos, os beneficiários indicados pelo segurado terão um importante amparo financeiro para auxiliá-los a se readaptar a um novo contexto de renda familiar.
Valorização dos funcionários e credibilidade da empresa
Quando a empresa contrata um seguro de vida para funcionários, demonstra que está preocupada com o bem-estar do seu colaborador.
Isso dá segurança, motiva e valoriza o funcionário que faz parte do time da empresa.
Mas não é apenas isso.
Os candidatos que estão passando por entrevista de emprego também se sentem mais motivados a entrar no time.
Afinal, ele estará ciente que aquela empresa se preocupa com toda a equipe.
Custo vs. benefício
O seguro de vida para funcionários possui um excelente Custo x Benefício para as empresas.
Quando a empresa opta por fazer um seguro de vida coletivo, o valor se torna bem menor quando comparado a um plano individual.
Por exemplo, um seguro de vida que cubra morte por qualquer causa, funeral e invalidez por acidente pode custar mensalmente apenas de R$ 5 a R$ 7 por vida.
Possibilidade de dedução fiscal
Além do mais, a empresa que adota o regime tributário de lucro real pode ter deduzido do imposto de renda o investimento feito no seguro de vida dos seus funcionários.
Oportunidade de escolha de coberturas e valores
O seguro de vida para colaboradores é totalmente customizável, permitindo a contratação de coberturas e valores de acordo com a convenção coletiva de trabalho da categoria ou a partir da necessidade e interesse da empresa contratante, que pode escolher o pacote que melhor se adeque ao seu tamanho e ao seu caixa.
Duvida?
Pois saiba que há até mesmo casos de empresas que optam por contratar apenas a cobertura de Funeral para seus colaboradores e não pagam nem R$ 3/mês por pessoa por esta proteção!
Conclusão
O Seguro de Vida, mais do que uma obrigatoriedade por conta de muitas Convenções Coletivas, é uma proteção super importante para os colaboradores das empresas de quase qualquer porte.
Dúvidas?
Fale com uma Dra. ou Dr. protect.
Abs e até a próxima.